O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais.
Pois bem, esse é o conceito mais simples, mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso dos seus clientes, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1.
Vamos explicar aqui o que isso significa. Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.
É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja feito, poderão ocorrer falhas nos momentos em que o técnico de tecnologia da informação ou a empresa de suporte mais precisem, que é a de restauração de dados do cliente.
O processo de backup é aquele em que você tem a certeza da restauração de dados dos seus clientes, e para que isso ocorra, é preciso fazer quantas verificações forem necessárias.
Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados.
Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.
É importante, então, entender que o serviço de backup gerenciado deve ser 100% baseado na confiança. O MSP precisa assimilar o tamanho da responsabilidade em ser um fornecedor de backup gerenciado para atestar a integridade da restauração.
Risco de não fazer o backup gerenciado: O MSP que não realiza o backup gerenciado certamente não será capaz de restaurar com total segurança os dados da empresa que o contratou. O principal risco de o MSP não fazer o backup gerenciado não é somente perder o cliente, mas principalmente perder a credibilidade, a autoridade e a confiança perante o mercado em que atua.
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Autor: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins, Security Specialist. Com mais de 15 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software, Pós Graduado em Computação Forense e Perícia Digital.
É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.
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