top of page
Marcio Junior

Gartner: 9 tendências que vão impactar os negócios até 2025


Democratização da tecnologia, metaverso e sustentabilidade estão entre as tendências.

As demandas por tecnologia nos próximos anos serão pautadas por algumas disrupções importantes. Nesse contexto, o Gartner mapeou nove tendências que devem impactar os fornecedores de tecnologia até, pelo menos, 2025.


Essas tendências, na visão da consultoria, refletem três temas abrangentes: empresas aumentando sua dependência da tecnologia, novas oportunidades a partir de soluções tecnológicas emergentes e o impacto de forças macro externas.


Na análise de Rajesh Kandaswamy, Vice-Presidente e Analista do Gartner, as companhias devem estar atentas a essas tendências não só para manter a relevância em seus mercados, como usá-las ao seu favor para se adaptarem em meio aos obstáculos.


“A marcha da digitalização continua mesmo em meio à disrupção, e os fornecedores de tecnologia têm um papel de liderança a desempenhar. Em 2023, os líderes de produtos e executivos de tecnologia devem equilibrar o planejamento de curto prazo com a estratégia de longo prazo para se manter à frente dos choques imediatos na economia e das forças subjacentes da macroeconomia e sociedade que moldam os negócios”, aconselha Kandaswamy.


Na lista a seguir, confira as nove tendências identificadas pelo Gartner que prometem impactar os clientes de tecnologia, compradores, produtos, ecossistemas, modelos de negócios e modelos operacionais em todo o mundo.

1. Democratização da Tecnologia

Trabalhadores que não são de TI agora podem procurar, selecionar, implementar e personalizar seus sistemas tendo em vista novas soluções que democratizam o acesso e o desenvolvimento de tecnologia. Essa tendência oferece oportunidades para atender às necessidades de um novo conjunto de desenvolvedores cidadãos e tecnólogos de negócios.


2. Compra federada de tecnologia corporativa

Em um processo de compra federado, as decisões são tomadas por representantes de toda a empresa. Impulsionada pela democratização da tecnologia, esse tipo de investimento está se acelerando, com apenas 26% dos compradores de tecnologia relatando em uma pesquisa recente do Gartner que suas aquisições são principalmente financiadas pela área de TI.


3. Crescimento liderado por produtos

O crescimento liderado pelo produto (PLG – de Product-Led Growth, em inglês) é uma estratégia de entrada no mercado na qual os usuários experimentam valor por meio de ofertas gratuitas de produtos, assim como demonstrações interativas ou automatizadas. Em seguida, a conversão dessa experiência em contas pagas ou sua defesa e influência ajudam a impulsionar as compras. Até 2025, 95% dos Serviços de Software como Serviço (SaaS) empregarão uma forma de PLG de autoatendimento para aquisição de novos clientes.


4. Ecossistemas de co-inovação

A abordagem do ecossistema de co-inovação é uma prática emergente que permite a convergência de ideias internas, externas, colaborativas e criativas para criar valor. “Com um ecossistema de parceiros de co-inovação, os fornecedores de tecnologia podem atender às necessidades urgentes dos clientes por meio do uso de habilidades compartilhadas, experiência, investimento e incentivos”, acrescenta Kandaswamy.


5. Mercados digitais

Os compradores de tecnologia estão adotando os mercados digitais para encontrar, adquirir, implementar e integrar facilmente soluções tecnológicas. Os compradores não técnicos também estão cada vez mais procurando outros setores para atender às suas necessidades por recursos combináveis e facilmente consumíveis.


6. Aplicações Inteligentes

Aplicativos inteligentes criarão valor e transformarão os mercados aprendendo, adaptando e gerando novas ideias e resultados. O Gartner dá como exemplo a Inteligência Artificial Generativa. A tecnologia emergente ganha força rapidamente para uso comercial em aplicativos inteligentes, podendo produzir conteúdo de mídia (incluindo texto, imagem, vídeo e áudio), dados sintéticos e modelos de objetos físicos.


7. Metaverso para Marketing e Experiência dos Clientes

Na busca por criar experiências únicas, interações impactantes e novos engajamentos, as tecnologias do Metaverso estão ganhando força rapidamente no marketing. Projeção do Gartner aponta que até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo estará usando uma combinação de Web3, computação espacial e Gêmeos Digitais (Digital Twins, em inglês) em projetos baseados em metaversos e destinados a aumentar a receita.


8. Negócio sustentável

“Negócios sustentáveis se transformaram em algo obrigatório terão invés de ser apenas um diferencial”, destaca Kandaswamy. Segundo os analistas, em um mundo cada vez mais orientado para a tecnologia, os negócios sustentáveis são suportados pela tecnologia sustentável.


9. Tecno nacionalismo

Uma tendência de afastamento da globalização e rumo ao mercantilismo está fazendo com que os mercados globais se tornem cada vez mais locais, impactando os ecossistemas globais de tecnologia. As decisões políticas estão levando os países a implementarem regulamentos de soberania digital, causando uma divergência nas infraestruturas de tecnologia. Em resposta a essa tendência, os líderes de produto devem equilibrar o atendimento às necessidades específicas de localização em nível de país e a lucratividade do produto.

_____________________________________________________________________________ Edição: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins e DPO, Cyber Security.

Com mais de 20 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software, Pós Graduado em Computação Forense e Perícia Digital, Consultor em LGPD, Especialista em Cyber Security.

É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page