Se você atua como MSP e quer proteger toda a TI de seus clientes, talvez esteja na hora de descobrir qual o sistema de backup corporativo adequado para proporcionar mais segurança.
.
Afinal, uma das principais responsabilidades de um bom prestador de serviços gerenciados de TI é trabalhar com uma solução segura, para oferecer o trabalho completo.
Por isso, ao longo do texto, vamos te ajudar a entender qual opção pode oferecer os resultados que você espera.
.
O que é sistema de backup corporativo: Para começar, o backup corporativo é o processo de armazenamento de dados, que garante uma cópia segura das informações. Aliás, ele é a forma mais confiável de evitar perdas e conservar os dados de uma empresa.
Desse modo, muitas vantagens são conquistadas.
Entre as principais estão:
Economia: um bom sistema de backup corporativo ajuda a eliminar os erros e os riscos e, por consequência, os custos desnecessários;
Disponibilidade: com uma solução de armazenamento em nuvem, os dados têm disponibilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento;
Recuperação: com o uso de um bom sistema de backup corporativo, caso aconteça a perda de dados, a recuperação ocorre de forma mais rápida e simples;
Monitoramento: com um software completo, relatórios eficientes são emitidos diariamente para que o serviço seja acompanhado de uma forma precisa e segura;
Segurança: as soluções de backup corporativo se tornaram cada vez mais eficazes e contam com armazenamento com criptografia de última geração. Garantindo, assim, a segurança e a confidencialidade dos dados armazenados.
.
O que pode causar perda de dados: Entre as maiores causas do problema, estão:
Falhas humanas;
Erros de programação;
Invasões e ataques, como ransomware;
Desastres naturais;
Danos nos equipamentos;
Falta de backup.
.
Dicas para ter sucesso com seu sistema de backup corporativo: Veja ações indispensáveis a seguir!
Backup 3, 2, 1: Para começar, você precisa entender que o backup 3, 2, 1 é a melhor solução para seus clientes. Pois, ele garante que suas informações fiquem armazenadas em diferentes ambientes, misturando opções locais e em nuvem.
Trabalhe com uma solução que crie rotinas
Analise RPO e RTO: O RPO, sigla em inglês para Recovery Point Objective tem relação com a periodicidade dos backups. e o RTO ou Recovery Time Objective, está relacionado ao período máximo de tempo em que o sistema leva para voltar a funcionar depois de uma parada.
Faça testes
.
Achou importante essa informação compartilhe! Faltou algo comente.
__________________________________________________________________________
Autor: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins e DPO, Security Specialist.
Com mais de 16 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software, Pós Graduado em Computação Forense e Perícia Digital, Consultor em LGPD.
É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.
Comments